Neilando Pimenta - Deputado Estadual

Biografia

Conheça a história e trajetória do Deputado Estadual Neilando Pimenta

Neilando Pimenta nasceu em Teófilo Otoni, cidade pólo do nordeste mineiro, considerada a capital mundial das pedras preciosas. Filho do ferroviário Orlando Pimenta e da comerciante Neide Pimenta, desde a infância aprendeu o valor do trabalho. A simplicidade daquele menino, aparentando uma certa timidez, na verdade apenas escondia o homem obstinado em promover o progresso da sua terra natal. Ao invés de partir para a capital mineira, preferiu ficar na sua querida Teófilo Otoni. Fez vestibular para o curso de direito e passou entre os primeiros colocados na classificação geral.

Neste mesmo ano, prestou concurso para o cargo de auxiliar administrativo da prefeitura de Teófilo Otoni e, logo, ocupou uma função no setor de cadastro social, vinculado ao antigo departamento de esporte e lazer. Ainda na prefeitura, participou ativamente da organização de campeonatos de futebol, passeio ciclísticos, ruas de lazer e tantas outras atividades que necessitavam da colaboração e boa vontade dos funcionários da prefeitura. E, após cinco anos, colou grau recebendo o título de bacharel em Direito da turma de formandos de 1992. Nesta época, foi indicado para ocupar uma das vagas de conselheiro titular do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde se destacou com sua conduta atuante e participativa.

Como conselheiro, propôs a realização de blitze noturnas para coibir a presença de crianças e adolescentes menores de 18 anos em bares, restaurantes e motéis da cidade. Essa iniciativa tornou o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Teófilo Otoni em um dos mais atuantes do Estado de Minas Gerais e o primeiro a colocar em prática os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em reconhecimento a este trabalho realizado nos dois conselhos, Neilando Pimenta foi eleito presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Teófilo Otoni. Neilando Pimenta encontrava tempo para estudar e exercer suas atividades profissionais. Foi assim que ele passou no concurso público da Câmara de Vereadores de Teófilo Otoni, para assumir o cargo de contador do Legislativo Municipal.
Abriu uma firma de consultoria jurídica para atender prefeituras e câmaras municipais nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Fez cinco pós-graduações em direito e é doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais. Foi o primeiro Tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 28a Subseção de Teófilo Otoni.
No ano de 2001, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Teófilo Otoni. Por seu desempenho, foi aclamado como o melhor secretário daquela gestão, pela criação e realização de projetos como as cozinhas comunitárias e a construção de casas populares.
Neilando Pimenta também construiu o maior campus universitário do Nordeste Mineiro. Sempre acreditou no potencial da região e demonstrou isso no ano de 2002, quando teve a ousadia de construir, em tempo recorde, o maior centro universitário do Nordeste de Minas: a Unipac de Teófilo Otoni.
Arquitetou um moderno estabelecimento universitário, com mais de 14.000 m2. A universidade possui 45 cursos de graduação e pós graduação e presta vários serviços sociais de grande importância para a população. Eleito Deputado Estadual Em 2010, Neilando Pimenta foi eleito Deputado Estadual com 55.398 votos. Em 2012, com apenas alguns meses de mandato, o Deputado Estadual Neilando Pimenta foi um dos poucos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo, que é oferecida pela Assembleia de Minas às pessoas que se destacaram na defesa dos interesses do povo mineiro. Foi condecorado com a Medalha da Inconfidência, em 2013, por se destacar pela atuação em fortes ações parlamentares na região do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha. A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, atribuída às personalidades que contribuem para o prestígio e a projeção do cenário político mineiro. Recebeu, também, a Medalha Teófilo Otoni e os títulos de cidadania honorária de Poté, Padre Paraíso, Ipatinga e Joanésia.
Participou, como membro efetivo, na Assembleia Legislativa, da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, da Comissão de Participação Popular e da Comissão de Trabalho, da Previdência e Ação Social. Em parceria com o Governo do Estado, por meio de mais de 200 emendas parlamentares apresentadas, destinou diversos recursos para os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Leste de Minas, para melhorias nas áreas da saúde, educação, obras, infra-estrutura urbana, esporte, lazer e aquisições de máquinas e veículos. Com isso, o Deputado Estadual Neilando Pimenta garantiu mais de R$ 300 milhões de reais em investimentos.
Para Teófilo Otoni e região, o empenho do Deputado Neilando Pimenta junto ao Governo do Estado agilizou a abertura da UPA, a construção do SAMU e do Centro de Convenções Expominas. Também conquistou, em parceria com o Governo de Minas, as seguintes obras: reforma do Aeroporto de Teófilo Otoni; reforma da Escola Estadual Geraldo Landi; reforma da Escola Estadual Manuel Esteves; reforma da Escola Estadual Moreira Caldas; reabertura do CEP - Centro de Educação Profissional, com a implantação de novos cursos e liberação de recursos de 5 milhões para a construção da Escola Liberdade na Lajinha. Foi doador do terreno e autor da emenda ao orçamento do Estado que destinou recursos para a construção do HOSPITAL REGIONAL DOS VALES DO MUCURI E JEQUITINHONHA. Situado ás margens da BR-116, em Teófilo Otoni, o Hospital Regional é a maior obra social da história dos Vales, com 430 leitos e 55 UTI’s, atenderá, 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), uma população de 1,2 milhão de pessoas de 86 municípios, com serviços para demandas de média e alta complexidade. Após a sua conclusão, vai gerar mais de 1500 empregos diretos.
O Deputado Estadual Neilando Pimenta é um grande articulador, seu maior objetivo é a união política entre todas as cidades em benefício do povo. O Deputado Neilando Pimenta está trabalhando para realizar: A construção do Aeroporto Regional, que já teve a análise de viabilidade do terreno aprovada e aguarda apenas a homologação do Ministério da Aeronáutica. A criação da Agência de Desenvolvimento dos Vales do Mucuri e do Jequtinhonha: o projeto se encontra em fase de estudo. E o estádio municipal: autorizado pelo então governador Anastasia, o projeto se encontra em fase de estudo técnico. Agora é a sua vez de votar em quem tem os melhores projetos e está de fato trabalhando muito para o desenvolvimento de Minas Gerais. Para Deputado Estadual, vote Neilando Pimenta 11789.

Como Chegar

COMITÊ NEILANDO PIMENTA -

Rua Das Flores, nº 155, Centro - Teófilo Otoni / MG - Telefone: (33) 3523-7197

COMPETÊNCIA E OUSADIA PARA CONTNUAR O DESENVOLVIMENTO!